Mostramos a origem e o início da história da Fotografia
- André Galante
- 1 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

A atração por esta área leva-nos a perguntar qual foi a origem e os primórdios da Fotografia . Conhecer o processo de nascimento serve para compreender e criar novos conceitos a partir do início. Muitas personalidades colaboraram com o avanço desta técnica maravilhosa e aqui contaremos para vocês todos os segredos por trás da história.
Quais foram os primórdios da Fotografia?

Para falar dos primórdios da Fotografia, devemos regressar ao século XVI, ao qual atribuímos a experimentação com sais de prata, encontrando propriedades fotossensíveis. Já em 1521, foi feita a primeira notícia sobre a câmera obscura, feita por um aprendiz do mestre Leonardo Da Vinci, Cesare Cesarino.
Até então, não haviam descoberto que os sais de prata eram ativados pela luz. Mas anos depois, o suíço Carl Wilhelm Scheele e o suíço Jean Senebier conseguiram concretizar esta importante revelação. Apesar de possuir equipamentos que cabem em uma sala inteira, as imagens ainda não puderam ser fixadas para captar a vista.
Joseph Nicéphore Niépce é o inventor da fotografia que você conhece hoje

Em 1824, com uma caixa de madeira, foi tirada a primeira fotografia conhecida da história. Chamava-se “A vista da janela de Le Gras” e foi tirada por Joseph Nicéphore Niépce , inventor da fotografia. Para o funcionamento, o conhecido cientista teve que utilizar uma placa de estanho revestida com betume, para a correta entrada dos feixes de luz.
Anos mais tarde, o termo 'daguerreótipo' tornou-se conhecido. Esse estilo foi aperfeiçoado por Louis Daguerre, algum tempo depois da morte do Sr. Niépce e não ter conseguido completar a sua grande contribuição para a humanidade. Como os tempos de exposição eram muito longos, este método reduziu o tempo e em 10 minutos foi capturado “Boulevard du Temple”, sendo o primeiro instantâneo onde apareceram silhuetas mais marcadas e uma visão melhorada.
A evolução da fotografia hoje

Após a exploração de muitos gênios da área, podemos dizer que existem infinitos processos técnicos e criativos dentro deste campo tão interessante. A fotografia é hoje um dos elementos mais importantes em questão para a publicidade, o marketing e a transmissão de mensagens. Além disso, agora temos isso ao nosso alcance.
Agora podemos fotografar tudo o que imaginarmos, com apenas um botão. Anteriormente, para impressionar a imagem, o fotógrafo precisava ficar mais de 15 minutos esperando a captura ser feita. Mesmo as pessoas não podiam se movimentar nesse período, pois o objetivo da imagem poderia ser perdido. Agora existem câmeras profissionais, que com a ajuda de um editor virtual podemos transformar de acordo com a nossa imaginação.
Fonte: Mott.pe por Sara Leblanc




